Essa é uma dúvida que me enviam quase todos os dias: "Doutor, qual o melhor remédio para o mau hálito?".
Vamos entender nesse post por que é tão difícil responder a essa pergunta.
Cientificamente, sabemos que a halitose é uma condição de etiologia múltipla. Vou explicar: é quando uma série de fatores diferentes podem provocar o problema. Teoricamente, mais de 60 causas diferentes podem provocar halitose! E alguns autores afirmam que esse número é ainda maior.
Vou citar algumas causas, só para ficar ainda mais fácil de entender. Diabetes, gengivite, insuficiência renal e síndrome de sjögren. De propósito, citei 4 doenças completamente diferentes. Existe algum remédio que pode ser útil para essas 4 doenças, completamente diferentes? NÃO!
Mas existe algo que pode ser feito para resolver a halitose. Vou dar duas dicas bem básicas.
1. Você realmente tem mau hálito? Alguém da família reclamou ou você simplesmente está supondo que o problema existe? O primeiro passo: PERGUNTE PARA ALGUÉM! Isso ajuda demais a saber se você está com mau hálito ou se o problema é outro (disgeusia - gosto ruim na boca), por exemplo.
2. Procure um especialista em halitose. Sim, sabemos que o Brasil é imenso e que há poucos especialistas por aí. E que talvez onde você more não tenha alguém que se dedique ao assunto, como eu faço há quase quinze anos. Mas o número de profissionais dedicados tem aumentado no país e o acesso a esse serviço tem ficado mais fácil.
O especialista terá condições de diagnosticar corretamente o seu caso, prescrever a medicação adequada e acompanhar seu tratamento para ter certeza de que o problema realmente foi resolvido.
Espero ter ajudado!
Dr. Arany Tunes