A saburra lingual (ou Biofilme Lingual Visível) é aquela camada branco amarelada que se forma sobre a nossa língua.
Primeira informação importante sobre a saburra: ela é normal. Isso mesmo.
Se examinarmos a língua das pessoas, veremos que a maioria têm saburra lingual, e nem por isso têm mau hálito.
Essa camada é formada basicamente por células descamadas da própria boca, bactérias, saliva e restos alimentares. Existem outros componentes, mas numa quantidade muito pequena.
Mas afinal, por que a gente se acostumou a associar a saburra lingual ao mau hálito?
A resposta é simples: é muito comum ela ser a culpada.
Vamos entender como funciona.
Existem uma série de alterações na nossa saúde que podem fazer com que a saburra lingual fique alterada: aumente em quantidade, fique mais contaminada, tenha mudanças de pH que favoreça a ação das bactérias etc.
Aí o mau hálito pode aparecer, e ele é resultado da ação dessas bactérias sobre as células mortas. Elas literalmente apodrecem sobre nossa língua!
Normalmente isso ocorre numa intensidade tão pequena, que não é possível sentir o cheiro, ou seja, nem afeta nosso hálito. Mas em algumas situações, isso acaba se exacerbando e lá vem a temida mau halitose.
Na dúvida, o que fazer?
1. Limpe sua língua após as escovações, 3 vezes ao dia, com um limpador de língua. Escovar não resolve e dá muita ânsia.
2. Caso você tenha sintomas como boca seca, gosto ruim na boca, boca amarga ou sensação de que a boca não fica limpa, provavelmente há algo de errado. Procure um especialista.
3. Enxaguantes bucais? Deixe o especialista indicar um adequado. Alguns que existem no mercado podem até piorar a condição da saburra lingual.
4 Sempre pergunte sobre a condição do seu hálito para quem você confia! Julgar o próprio hálito pelo que você sente ou pela reação das pessoas é o pior que você pode fazer por você mesmo!
Esperto ter ajudado!
Dr. Arany Tunes