Qualquer uma.
E viva a sinceridade.
A ação dos cremes dentais sobre a halitose é muito restrita.
Vamos entender como funciona?
Cremes dentais são fórmulas que contém basicamente um detergente, um abrasivo, algo para deixar com sabor/cheiro agradável (aromatizante, edulcorante etc) e flúor, que é o principal agente que combate as cáries.
Essa mistura é muito útil para limpar nossos dentes. E limpar nossos dentes é excelente para nossa saúde bucal, inclusive das gengivas. Mas isso serve para todas as pastas de dente.
Agora, existe algo nos cremes dentais em geral que combatam o mau hálito?
Estou falando da causa, da raiz do problema. Ou mesmo dos gases que contaminam o cheiro da nossa boca.
Infelizmente, não. Nenhum creme dental é realmente eficaz nesse sentido.
Primeiro por que a halitose pode ser provocada por muitas causas diferentes, e nem todas tem origem na boca.
Segundo motivo? Mesmo que a halitose seja bucal (o que é mais comum), os cremes dentais têm ação muito curta sobre as bactérias e gases que provocam o mau hálito. Lembra das aulas de biologia? Bactérias se reproduzem. Mesmo que o creme dental matasse as bactérias, elas cresceriam de novo. E o mesmo com os gases gerados por elas. Simples assim.
Mesmo os cremes dentais que supostamente são específicos para o mau hálito (aqui no Brasil não tem nenhum que você possa comprar no mercado), a eficiência fica aquém do que desejamos.
Para os meus pacientes, nunca recomendo nenhuma pasta de dente específica.
O melhor remédio para o mau hálito? Procurar um especialista, descobrir a causa e botar um ponto final nessa história chata.
Espero ter ajudado.
Dr. Arany Tunes