Vamos entender melhor essa questão?
Primeiro, calma lá. Nem todos os remédios para espinhas provocam mau hálito.
Os dermatologistas têm um arsenal enorme de medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento desse problema, que é muito comum em adolescentes.
Mas há uma medicação muito utilizada nos últimos anos que pode provocar halitose.
Na verdade, é uma das causas mais frequentes de mau hálito em adolescentes aqui no meu consultório.
Isotretinoína. Esse é o nome do princípio ativo. Não posso citar a marca comercial, por motivos óbvios.
É um medicamento muito eficaz para a acne, principalmente naqueles casos mais graves, ou que não responderam bem às terapias convencionais. E isso é muito importante. Para a maioria dos casos, ele não deve ser a primeira escolha.
Mas num mundo em que as pessoas conseguem informação na palma da mão, muitos pacientes já chegam ao consultório "pressionando" o médico por um ou outro medicamento, citando que já tentaram de tudo, às vezes até exagerando um pouco no relato para o médico receitar o medicamento que ele viu na internet.
E como a isotretinoína age? Suprimindo a função das glândulas sebáceas, que fornecem a oleosidade necessária para a nossa pele. E muitas vezes essa oleosidade aumentada é um fator importantíssimo para o desenvolvimento da acne.
Só que essa medicação também suprime outras glândulas, como as salivares.
Diminuindo a salivação, o crescimento de bactérias na boca aumenta muito. E a descamação também. Aí temos uma combinação perfeita para o mau hálito. Células mortas e bactérias.
Resumindo. A isotretinoína é uma arma poderosíssima contra a acne grave. Mas, só deve ser indicada por um médico, quando realmente for necessário e de preferência, em último caso, devido à vários efeitos colaterais. Além da possibilidade de provocar mau hálito.
Dr. Arany Tunes