Quando é o momento certo de procurar um especialista em halitose?
Pergunta difícil de responder. Vou explicar o motivo.
Teoricamente, se você começar a ficar com mau hálito, o melhor a ser feito é começar do mais simples para o mais complicado. Como tudo na vida, não é mesmo?
Então, o primeiro passo seria procurar um dentista, já que mais de 90% das halitoses tem origem bucal. Pode ser uma simples gengivite, por exemplo. Seu dentista resolve fácil.
Caso não resolva, aí o ideal é procurar um médico, de preferência otorrino, pois cerca de 8% das halitoses podem ser resultado de problemas no nariz ou garganta.
E se nada disso resolver? Aí o especialista em halitose resolve.
Mas você deve estar se perguntando: não é melhor ir direto ao especialista?
Teoricamente sim. Assim você dá uma encurtada no caminho, evitando ter que ir a muitos médicos para resolver seu problema.
Só que existem poucos especialistas em halitose no Brasil. Se tem um na sua cidade ou próximo de onde você mora, acredite, você é um privilegiado.
E tem o fator custo também. Como os convênios não cobrem esse tipo de tratamento, você terá que arcar com os custos, que na maioria dos casos são elevados. O motivo? Há poucos cursos de halitose no país e esses profissionais investem muito em conhecimento, muitas vezes estudando fora do país.
E o gastro? Só em último caso, pois problemas gástricos são responsáveis por menos de 1% das causas de mau hálito.
Espero ter ajudado!
Dr. Arany Tunes